| hmin
A polícia do Rio está investigando o desaparecimento do repórter da Rede Globo Tim Lopes, sumido desde a noite de domingo, dia 2. Na manhã de ontem, dia 3, a emissora comunicou oficialmente o desaparecimento de Lopes à polícia. No domingo, Lopes foi à Favela Vila do Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio, para levantar dados para uma reportagem sobre bailes funk promovidos por traficantes de drogas.
Policiais que foram ao morro ontem à tarde encontraram fragmentos de ossos carbonizados que podem ser do jornalista, de 51 anos. O exame de DNA que apontará a quem pertencem os ossos deve sair em uma semana. O jornalista produziu matérias sobre a venda de drogas na Favela da Grota, uma das 12 comunidades do Complexo do Alemão. A polícia considera a hipótese de vingança.
O Complexo do Alemão fica perto da Vila do Cruzeiro. As duas comunidades são dominadas pelo traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV), um dos 10 bandidos mais procurados do Rio. A Rede Globo informou ao delegado que o produtor foi deixado no domingo por um motorista a cerca de 300 metros de um dos acessos à Vila do Cruzeiro. Ele seria apanhado pelo carro da emissora às 20h, mas resolveu ficar mais tempo para continuar o trabalho. Lopes disse ao motorista que voltaria às 22h, mas não apareceu.
A empresa comunicou que Lopes esteve na favela quatro vezes, duas delas com microcâmeras. Os pedaços de ossos queimados foram encontrados no alto do morro, onde há uma caverna. Perto da caverna foi encontrado sangue e também marcas de tiros de fuzil. Em nota, a Rede Globo se refere a Lopes como “um de seus jornalistas mais premiados”.
A série de três reportagens produzida por Lopes, “Feira de Drogas”, e exibida em agosto no Jornal Nacional, recebeu o Prêmio Esso Especial de Telejornalismo. As imagens, gravadas com uma câmera escondida, mostravam jovens oferecendo livremente haxixe, maconha e cocaína a quem passava por uma movimentada rua da Favela da Grota, no Complexo do Alemão, à luz do dia.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.